Meus mortos em mim

Algumas datas nos incitam a pensar mais em determinadas realidades da nossa existência. Não que nos outros dias essas realidades nos sejam esquecidas ou ignoradas, mas a intensidade com que nos debruçamos sobre alguns temas é mais forte nas datas alusivas aos mesmos. E o tema que nos cutuca nestes dias é a morte – dia de finados. E ao refletir sobre a morte, grita sempre muito alto o sentido da vida e das heranças que recebemos daqueles que vieram antes de nós e nos permitiram também viver e que, no momento, parece que só existem em nossas lembranças. Só parece, porque existem em nós muito mais que nas lembranças. Eles continuam em nós. Somos muito mais nossos antepassados do que achamos. Assim como seremos muito mais nos nossos descendentes, em qualquer grau, do que qualquer lembrança. Seremos perpétuos, como nossos antepassados são em nós, em todos os que viverem depois que já não formos mais lembrados. Como carregamos a carga cultural e biológica dos que viveram antes de nós, nós transmitimos essa carga aos que nos sucederem. E assim caminha a humanidade, sempre se renovando e sempre se mantendo quase que do mesmo jeito. Tenho em mim todos os meus antepassados, e muitos certamente são os mesmos que os seus, mesmo que nem nos consideremos parentes. Por isso, somos tão parecidos em muitas coisas, apesar das diferenças. Em função disso, continuaremos fazendo parte da humanidade até o fim de sua existência. Numa combinação de vários matizes, cada um de nós é uma síntese de muitos e em muitos continuaremos. E a eternidade vai sempre se atualizando e se renovando.
Minha reconciliação com meus mortos que vivem em mim e dos meus vivos que se somam a mim. E minha gratidão aos vivos nos quais terei continuidade. Também por causa disso, mesmo sendo transitório, sei que sou eterno.
Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FÉ E VIDA, Filosofia, FORMAÇÃO HUMANA, Psicologia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

