A “ARTE DE SE CONTRARIAR”

A “arte de se contrariar” como é acentuado pelo Amor Exigente na orientação aos dependentes químicos em recuperação, não é um ato masoquista, ou um impor-se sacrifícios e situações chatas em si mesmas. A arte de se contrariar, que serve para todos, é conseguir discernir entre aquilo que se tem vontade de fazer no momento e aquilo que se precisa fazer, mediante um objetivo, vendo as consequências a médio e longo prazo.
Diante do que se pretende conquistar, nem sempre o que se precisa fazer é o mais gostoso ou o mais cômodo no momento. Mas se há o desejo de se conquistar um novo estado de vida, ou superar uma dificuldade que exige desacomodação, então é preciso renunciar ao que é mais fácil ou mais prazeroso, antecipando as vantagens dessa renúncia, justamente por um objetivo maior que trará muito mais satisfação.
Por isso que para quebrar um hábito o esforço deve ser consciente e persistente, até que se instale o novo jeito de se viver. Quem pretende mudar alguma coisa, ou estilo de vida que não esteja fazendo bem, sem um esforço pessoal firme, não vai conseguir mudança nenhuma e só vai aumentar a própria frustração com o sentimento de incapacidade e fraqueza. Só com a persistência, aceitando o desconforto momentâneo, é que se consegue um novo patamar na vida.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FÉ E VIDA, FORMAÇÃO HUMANA, Psicologia, Saúde, Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s