REFORMA EDUCACIONAL

Muito interessante o aluno, ao entrar no colegial, poder escolher o que vai estudar, de acordo com sua vocação profissional. Mas eu coloco uma questão: o adolescente que está para iniciar o segundo grau, ou o ensino médio, tem condições para fazer esta escolha? Ele já tem condições de saber o que quer ou simplesmente vai tirar aquelas matérias que ele não sabe nem para que serve, porque acha que é difícil ou chata? Só que por serem difíceis ou “chatas” não quer dizer que essas matérias não sejam importantes. E, quando ele descobrir isto, talvez já não dê mais para recuperar esta perda.
Como acompanho adolescentes há um bom tempo, no processo de decisão sobre que curso superior fazer, tenho notado que mesmo no último ano do segundo grau não são poucos os indecisos, perdidos no sentido de que “o que eu vou fazer, com o que me identifico, em que profissão posso me dar bem….”.
Se ao terminar esse ciclo, às vésperas do vestibular a dúvida é uma constante, como se pode esperar que ao começar o adolescente tenha clareza para tamanha responsabilidade?
A melhoria da aprendizagem deve passar sim, pela participação do aluno, pelo diálogo, pela explicação sobre a importância dos conteúdos ministrados. Contudo, convencer os alunos e seus pais, com um discurso enganoso de que ele escolher o quer estudar já é a solução para um aprendizado melhor é reduzir demasiadamente as variáveis que interferem nessa questão.
Não se tem tratado, nestas propagandas (pelo menos não tenho visto), de uma mudança nas condições de ensino, no melhor preparo do professor e valorização do seu trabalho desde o início da alfabetização. Ensino e aprendizagem se complementam na questão educativa e qualquer mudança para melhorar o nível do aprendizado não pode desconsiderar o “ensinador”. Sem uma reforma para valer que considere outras questões além de olhar só para o aluno (aprendiz?), talvez não traga melhoras e pode até piorar.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em EDUCAÇÃO, Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s