Verdades incompletas, ou tendenciosas

Diante de um acontecimento, todos nós temos uma tendência a aceitar a primeira versão que nos chega como sendo a verdadeira e, talvez até, incontestável. Acontece que isto nem sempre é a realidade. A primeira versão poder, inclusive, a mais tendenciosa, isto é, a que mais deturpa os fatos, por interesses pessoais de quem a está contando ou por engano de interpretação mesmo.
O fato, objetivamente visto, é o mesmo, mas como é visto e a facilidade que temos de desvirtuar, conforme nossos interesses, é que faz com que seja ótimo que tenhamos sempre outras fontes de informações sobre o mesmo; que não tiremos conclusões precipitadas e fechemos a questão nem querendo ouvir mais nada que não confirme aquilo no qual já acreditamos. Há muita gente limitada nas avaliações e conclusões das coisas e que tem um poder grande de convencimento. Nisto mora o perigo de sairmos com uma versão toda enviesada e, até maldosa, propagando-a também para os outros e podendo estar colaborando com uma injustiça ou maldade que pode prejudicar outras pessoas inocentes ou a nós mesmos.
As notícias veiculadas na mídia, as fofocas televisivas, são muito perigosas. Mas as fofocas passadas de boca em boca, cada um aumentando um pouco, são mais perigosas ainda.

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s