Cultivar pensamentos que nos fazem bem

Nosso cérebro é dotado de uma capacidade extraordinária para gravar nossos atos feitos conscientes e mesmo pensamentos que começarmos a repetir. Aquilo que repetimos é incorporado pelo cérebro como sendo importante e passa a fazer isso automaticamente para liberar nossa atenção consciente para novidades, novas exigências. Por isso, fazemos uma série de coisas no automático.
Graças a esta capacidade nós conseguimos dirigir, fazendo todas as manobras (pisar no acelerador, brecar, dar setas, mudar a marcha, ver quem está ao lado, na frente, atrás, brecar, tudo sem precisar ficar pensando vou fazer isto, aquilo), ao mesmo tempo que conversamos, ou ouvimos uma música. É tão automático que podemos ir de uma cidade a outra, quando conhecemos bem a estrada, e parece que nem fizemos o trajeto.
Repetindo algumas vezes um pensamento, ou alimentando um sentimento, ele vai se tornando importante para o nosso cérebro. E, por isso, pode nos tomar muitas vezes durante o dia. É aquele pensamento ou sentimento que passa a fazer morada em nós e parece que não tem mais como nos liberarmos dele. Fica obsessivo.
Se ficarmos fazendo força para nos liberarmos de um pensamento ou sentimento, isto fica ainda mais forte, pois a cada esforço nós o tornamos mais importante para nosso cérebro. O que fazer então? Se este pensamento está nos fazendo mal, o melhor que fazemos é não brigarmos com ele. Não tentar não pensar, mas procurar nos concentrarmos em outra coisa, em outras conversas, em outros afazeres. Estar consciente do que está fazendo. Assim, aos poucos, outros pensamentos vão se fortalecendo e ocupando aquele espaço, fazendo com que aquilo que já estava nos fazendo mal vá enfraquecendo.
Lembrar de coisas boas, que nos fizeram bem; falar sobre assuntos mais mais alegres; prestar atenção em fatos e coisas bons e bonitos, podem nos ajudar a nos sentirmos mais felizes.
Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s