FANATISMO/ARROGÂNCIA

“Na raiz da arrogância do fanatismo está a convicção de que a vida e o universo estão resumidos a uma simples fórmula – a sua fórmula” (escreve o filósofo Eric Hoffer, em seu livro, The True Believer”).
Uma vez que as pessoas se convencem de que estão absolutamente corretas, suas mentes tornam-se fechadas às vozes dos outros que discordam de seus pensamentos. Daí vem a intolerância, o fanatismo e até as manifestações radicais que levam às tentativas de destruir todos que pensam de outra forma ou defendem outros princípios.
Todos corremos o risco de nos tornarmos pessoas assim, se nos fecharmos em uma visão exclusivista de mundo e nos alimentarmos sempre das mesmas fontes e só dermos ouvidos aos que reforçam a nossa visão. Por este aspecto, uma pessoa ou um grupo bem intencionado pode se tornar muito perigoso e cruel, praticando os maiores males em “nome do bem” . (in SENGE, Peter. “A dança das mudanças: os desafios de manter o crescimento e o sucesso em organizações que aprendem. Rio de Janeiro: Campus, 1999, p. 386)
Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em FORMAÇÃO HUMANA, Psicologia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s