Nossas 4 dimensões

Viver só uma parte de si mesmo é estar doente.
Para Jung, a integração entre as quatro dimensões (razão, intuição, sentimento e sensação), é sinal de saúde. É da conexão, da integração entre estas quatro propriedades que podemos encontrar o nosso centro, que podemos descobrir o nosso Self, o nosso Self verdadeiro. Este Self é a integração dos opostos, a Chama de Pentecostes, o coração inteligente ou a inteligência do coração. Porque a doença consiste em viver em apenas uma parte de si mesmo, viver apenas sua cabeça, viver somente suas sensações, viver somente sua afetividade, viver somente da sua inspiração ou das suas revelações interiores.
Podemos viver de belas revelações interiores, de belas mensagens, mas se elas não estiverem encarnadas na matéria, no corpo, teremos somente lindas explicações do mundo. E se nos falta o coração, se não pudermos realmente encontrar os outros, para que elas nos servirão? Por isso o importante, sempre, é a integração. (Jean-Yves Leloup, in O ESPÍRITO NA SAÚDE. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 18-19).

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Psicologia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s