IDOLATRIA

“Idolatria é a percepção da memória como pensamento. Como sons de um gravador, os pensamentos e sentimentos de sua memória estão prontos para inibir quaisquer pensamentos novos que você possa vir a ter.. Pensamos nos ídolos como falsos deuses do passado; porém, mesmo hoje em dia, temos muitos ídolos – imagens que aceitamos e que nos cegam e nos limitam, a visualizar novas possibilidades.
As pessoas constantemente não reconhecem a maneira como conspiram para criar esses tipos de ídolos, e também não enxergam como seu próprio comportamento e o comportamento do mundo ao seu redor não é o comportamento ideal. Em vez disso, o sistema os leva a culpar uns aos outros. Quando os valores da idolatria incluem tolerância e abertura, os resultados são particularmente irônicos: Culturas “abertas” que se fecham a qualquer um que não se pareça “aberto” o suficiente ou culturas tolerantes que se fecham para se proteger contra os “intolerantes”….
….
Para aprender a pensar, em vez de seguir pensamentos, escutamos nossas reações automáticas e damos importância a elas. “Por que”, perguntamos, “eu fiz isso”? Ralph Waldo Emerson uma vez afirmou “confiem em vocês mesmos”. Confiar em você mesmo significa fazer o trabalho duro de ouvir e dar ouvidos à verdade como a vemos, continuamente escutando para ver se ainda prestamos atenção às nossas memórias em vez dos pensamentos que se desenrolam dentro de nós”. (Peter SENGE,. A DANÇA DAS MUDANÇAS: o desafio de manter o crescimento e o sucesso em organizações que aprendem. Rio de Janeiro:Campus, 1999. p. 416-417).
Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em CLIMA ORGANIZACIONAL, FORMAÇÃO HUMANA, Psicologia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s