Rigidez e mudança

Se as coisas estão sempre mudando, o que agora existe também mudará. E porque o pensamento tem que ser tão rígido?
 
“Muitos de nós desenvolvemos compreensões parciais que acreditamos serem completas. Juanita Brown chama essas visões rígidas de “certezas nobres”. Quanto mais certeza temos em relação a elas, mais elas limitam nossa liberdade de pensamento.É possível que tenhamos passado anos construindo essas certezas e, por trás do medo de ficar sem elas, existe o medo de não termos outras para substituí-las.
O problema da certeza pode ser remediado com uma consciência do movimento da mudança. Isso acontece através da “reflexão na ação”: treinando uma pessoa com o objetivo de ver o fluxo de atividade que está por trás de todas as coisas. Isso envolve a habilidade de “suspender” a nossa certeza, de ver as coisas de um outro ponto de vista. A noção de que tudo se movimenta, em processo, pode nos aliviar da pressão de ter tudo funcionando, já que a única coisa de que temos certeza é de que as coisas mudam e, portanto, a situação atual também mudará.” (Peter SENGE,. A DANÇA DAS MUDANÇAS: o desafio de manter o crescimento e o sucesso em organizações que aprendem. Rio de Janeiro:Campus, 1999. p.418)
Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em CLIMA ORGANIZACIONAL, EDUCAÇÃO, Psicologia, Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s