JULGAMENTO, VIOLÊNCIA…E INCLUSÃO

No julgamento decidimos que as coisas são de um jeito ou de outro. Defendemos nossas interpretações, procurando evidências de que estamos certos, ignorando as evidências de que estamos errados. Aí, impomos nosso julgamento aos outros. Não conseguimos ver nenhuma lógica possível ou validade em seus pontos de vista. Então, eles têm de mudar – ou eles obviamente estão agindo com más intenções.
….
Manter a defensiva leva à violência. A palavra “violência” vem de “o uso indevido da força”. Sem violência de pensamento – a tentativa de impor a lógica, o julgamento e os valores aos outros, mesmo que em defesa própria – não haveria violência de ação. A violência começa entre nossas orelhas.
….
Que remédio poderia existir para o julgamento do mundo exterior? Apenas o reconhecimento de que o limite entre nós e o restante do mundo não existe da maneira que nós o compreendemos. Muitos de nós geralmente nos vemos como partes do mundo. Dizemos “estou aqui, o mundo está lá, à nossa volta”. Mas é mais correto dizer que o mundo está dentro de nós. Tudo que nos acontece, acontece na nossa consciência. À medida que você lê essas palavras, elas se tornarão parte de seu consciente. Você pode pensar sobre elas, descartá-las, ou ignorá-las, mas elas já se tornaram parte de você.
Pense nas pessoas que são importantes para você. A influência delas não o abandona apenas pelo fato de que elas não estão fisicamente presentes. Elas continuam a existir dentro de você, são forças ativas que guiam você. Mesmo que já tenham morrido.
Inicialmente, é de certa forma desafiador pensar dessa maneira, mas há um poder e um potencial verdadeiro dentro dela. Em práticas como por exemplo diálogos, as pessoas podem aprender as maneiras as quais nos conectamos, assim como as maneiras pelas nós nos separamos uns dos outros. (SENGE,P. A dança das mudanças, p. 418-419)

Anúncios

Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
Esse post foi publicado em Cidadania, CLIMA ORGANIZACIONAL, FORMAÇÃO HUMANA, Psicologia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s