PROJETO DE VIDA

EXERCÍCIOS para avaliar os rumos que se quer dar à vida – objetivos de vida:

Reserve quinze minutos para este exercício. Sente-se com quatro pedaços de papel e uma caneta ou lápis.
Escreva no alto da primeira folha: “Quais os meus objetivos de vida?” Leve dois minutos para responder esta pergunta. Coloque tudo que lhe vier à cabeça, não importando o fato de parecer-lhe geral ou abstrato, ou insignificante. Você pode querer incluir objetivos pessoais, familiares, profissionais, sociais, comunitários ou espirituais. Depois dê-se dois minutos adicionais para examinar sua lista e fazer quaisquer acréscimos ou alterações. Coloque de lado esta primeira folha.

Pegue a segunda folha e escreva no alto: “Como eu gostaria de passar os três próximo anos?”, e leve dois minutos para responder esta pergunta. Depois, mais dois minutos para examinar sua lista. Isto deveria ajudá-lo a localizar seus objetivos com maior precisão do que na primeira pergunta. Novamente, coloque esta lista de lado.

Para uma perspectiva diferente de seu objetivo, escreva em sua terceira folha: “Se eu soubesse que minha vida acabaria daqui a seis meses, como eu viveria até lá?” A finalidade desta pergunta é descobrir se há coisas que são importantes para você e que você não está fazendo ou até mesmo considerando no momento. Novamente, escreva durante dois minutos; volte a examinar suas perguntas durante outros dois minutos e deixe de lado esta folha.

No quarto pedaço de papel, escreva os três objetivos que você considera os mais importantes de todos os objetivos que você incluiu nas listas. Compare suas listas. Existem temas que são comuns aos vários objetivos que você formulou? A maioria de seus objetivos está concentrada numa categoria, tal como social ou pessoal? Há alguns objetivos que aparecem em todas as três primeiras listas? Os objetivos que você escolheu como sendo os mais importantes diferem de alguma forma dos outros objetivos de suas listas?
Embora este método de análise de objetivos de vida não revele completamente os objetivos de vida inconscientes que Adler discutia, pode ser um modo poderoso de descobrir as relações entre seus objetivos e suas atividades diárias. É também um exercício vantajoso para ser repetido a cada seis meses. mais ou menos, a fim de verificar que mudanças podem ter ocorrido.(Adaptado de Alan lakein – How to Get Control of Your Time and Your Life. New York: Ncw Amcrican Library, 1974.)
Obs.: Compilado do livro: Teorias da Personalidade, de James Fadiman e Robert Frager. São Paulo: Harbra, 1986. p.85

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Sobre joaoloch

Psicólogo. Acupunturista. Quiropraxista, Terapeuta em Florais de Bach e Reiki, Mestre em Educação. Prof. Universitário. Clínica particular de Psicologia e Acupuntura End.: Rua Carlos Gomes, 697 - Vila Williams - Garça SP Fone (14) 34061605
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